
Depois disso deixe uma das suas ponteiras encostadas à um dos terminais do alto-falante e faça breves contatos com a outra. Sempre respeitando a polaridade.
Ele deverá produzir ruídos no caso de estar funcionando, se a polaridade estiver correta e o falante forçar para frente está tudo Ok. Mas se o cone forçar para trás a polaridade está errada. A inversão das polaridades pode acontecer na hora de se rebubinar um alto-falante, mas simplesmente inverta os fios e estará tudo certo.
Para um teste mais "violento" vamos assim dizer, você deve utilizar uma pequena bateria de 9 Volts em vez do multímetro, tipo as de microfone sem fio. Daí com certeza será possível notar se o cone do falante pula para frente ou para trás. Mas nunca deixe constantemente encostados os contatos, pois poderá resultar na queima da bobina do alto-falante. Faça apenas breves contatos. Se você não tem uma destas baterias em mãos, poderá fazer até mesmo com uma pilha 1,5V. O falante não pulará tanto, mas da pra quebrar um galho.
Este esquema funciona praticamente como o multímetro na posição X1, mas com muito mais intensidade.
0 Comentários em "Como testar alto falantes"