O que são samples?


Você já deve ter ouvido muito falar em sample ou samples, mas não faz ideia do que é isso? Pois é, na verdade em um contexto geral, a definição de samples é muito simples. Sample em inglês significa "amostra / tirar amostras de". 

No meio musical, sample significa amostra de áudio que foi retirada de algum instrumento por meio de gravação para ser utilizada em uso posterior.

Geralmente o som dos instrumentos é capturado em estúdios de gravação com o máximo de qualidade possível, para que não haja perda de qualidade na hora de reproduzir áudio! Já a reprodução dos samples geralmente é feita através de softwares como KONTAKT, que por sua vez, pode ser utilizado como plug-in em softwares de edição como, Samplitude, Nuendo, Pro Tools, etc. Ou ainda pode ser feita através de teclados controladores para performances ao vivo.

Exemplo de Metais sampleados:


Teclados controladores nada mais são do que o meio físico utilizado para controlar os samples no meio virtual através de uma interface MIDI ou USB. Qualquer teclado que possua algumas dessas interfaces pode ser utilizado para esta função. Existem alguns modelos de teclados que foram criados para somente designar essa tarefa. Alguns modelos como o CODE49 da M-Audio é um exemplo perfeito de controlador.

Agora quando você por exemplo ouvir falar "sanfona sampleada", já saberá do que se trata. O Sample foi uma ideia revolucionária quando se trata de música, nos dias de hoje nunca se sabe quando se está ouvindo o som de um instrumento sampleado ou real. A diferença é praticamente imperceptível.

Fontes:
http://forum.cifraclub.com.br/
http://www.maudiodobrasil.com.br/
Do Autor

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "O que são samples?"

Back To Top