Qual capacitor utilizar em cornetas e tweeters?


  
  É uma pergunta feita por aqueles que estão ingressando no ramo do áudio, seja automotivo ou profissional. Qual capacitores utilizar? E porque?

  O capacitor funciona como um "filtro", que deixa somente passar a faixa de frequências desejada. Por exemplo, quando  o amplificador envia o som para a corneta ou twiter, nunca é realmente puro, quero dizer que, de preferência devemos mandar o som "médio agudo" para a "corneta" e o som "Agudo" para o "tweeter". Mas isso nem sempre acontece, cada sistema de som deveria ter um bom crossover para fazer a separação das frequências do áudio. Mas como alternativa, seguem as dicas abaixo.

  Aqui vão algumas dicas interessantes para deixar o som da corneta realmente limpo. Você vai precisar preparar um pequeno filtro, com capacitores e diodos em série com uma pequena bobina feita em casa, o seu som ficará perfeito. 

  Este pequeno esquema que vou citar, faz um corte de frequências, ele "limpa" o som da corneta, não a deixando com o som "gritante" que incomoda aos ouvintes.

 Para realizar o projeto você vai precisar de:


# Dois capacitores eletrolíticos de 47µ
F (Microfarad) por 100 volts.
# Dois diodos 1n5403
# Fio de cobre esmaltado, bitola 20 awg.
# Um pedaço de ferrite de 5 cm de comprimento
# Estanho e ferro de solda

  Você encontra este material em qualquer eletrônica, talvez não encontre o ferrite, mas é só desmontar um rádio velho que vai estar lá um pedaço que é utilizado para sintonia.

Veja como fazer:
  Como na imagem acima, você terá que enrolar 100 espiras "voltas" do fio cobreado em cima do ferrite, depois você pode até passar verniz isolante, ou somente passar fita isolante bem apertada para firmar bem o enrolamento.

  Agora que está pronto seu filtro, você só deverá cortar o positivo que vai para a corneta e inserir o mesmo como na imagem acima. Além deste esquema proporcionar um som bem melhor, também irá diminuir muito a queima dos reparos!

OBS: Este filtro terá capacidade para dois drivers de corneta.


Capacitor utilizado para o tweeter:



Para o tweeter, você deve somente inserir um capacitor 2,2mf 250Volts de poliester, também entre o fio do positivo.
 Os dois esquemas tem como principal função não deixar que entrem frequências de graves nas cornetas e tweeter, proporcionando assim um som bem mais profissional e ainda evitando queima de reparos.

OBS: Cada tweeter deve ter um capacitor ligado ao positivo.

Créditos dos esquemas vão para: Jonas Laux

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
137 Comentários em "Qual capacitor utilizar em cornetas e tweeters?"

amigao gostei do seu projeto p se ter um melhor som nas cornetas,mas ele funciona qndo se tem 14 d250x e 4 oversound 7653 ti?tenho um crosolver stetsom stx84 de 4 vias essas as d 250 tao queimando reparo direto e nem do pau oq pod ta acontecendo??

Leonardo, já tive por muito tempo problema igual o seu, costumamos utilizar o esquema acima sempre em cada "par" de cornetas, as D250 geralmente queimam reparos por se injetar agudos execivamente e é claro muito volume. Limpe os frisos do acento do reparo com fita adesiva, migalhas de ferro raspam a bobina e queimam também.

Com o esquema que citei acima raramente queimamos reparos, porque ele retém o excesso de agudos. Qualquer coisa só perguntar.

meu camarada sou leigo n assunto por isso vai mais uma pergunta,como vc pod reparar meu carro é um trio eletrico,geralmente os montadores d som nao colocam capacitores,falam k as cornetas perdem volume vc concorda com isso,outra coisa se colocar seu projeto acima isso pod acontecer o driver falar menos,ou continua do msm jeito?vlw..

Leonardo, em momento algum ocorre a perda de volume das cornetas por causa dos capacitores, mesmo que por isso seria somente nesessário dar mais volume no amplificador e ficaria tudo certo. Se suas D250 estão sem capacitores não estranhe a queima. Montamos este esquema até mesmo em um carro para competição de som, e olha que fomos bem! Acredito que os montadores de som não coloquem capacitores para que saia o som Agudo junto com o Médio das cornetas, isto é errado, pense sempre que cornetas são para médio e tweeters que são para reproduzir o agudo, mesmo as cornetas com drivers de titanium, no nosso caso injetamos somente médio utilizando o esquema citado acima. Pode fazer o projeto sem medo, depois comente novamente o resultado por favor. Espero ter ajudado.

Vei utilizei seu projeto...fico fera msm doidera tiro aquela gritaria q doi o ouvido...mais uma perg. vooc acha q o grave pode fazer o fio de conexão do reparo quebrar ?ow isso é só uma ideia fraca minha...pq tenho um amg q ele tem uma hinor HDC 2000 e o reparo dela ja queimo 2 vezes eu mexo com som automotivo e sempre fiz divisor de frequencia desse tipo...e qnd concertei o reparo dele coloquei ela no meu som em casa taquei 150watts nela a 20khz como o fabricante indica...e ela não queimo fiz o msm no som dele e ela volto a dar mal contato o.O estranho neh...poderia me dar uma dica do q eu posso faze nesse caso???...a troca de experiência sempre melhora nosso aprendizado!!! obrg espero a resposta Coringa racing...

Fico feliz que tenha funcionado bem o projeto, funciona mesmo, mas o problema é que muita gente tem é preguiça de fazer esse um teste. Sobre o mau contato... É difícil entender, mas ja passamos por coisas parecidas e já escrevi oque eu entendo nesta postagem http://www.jeaudio.com.br/2009/09/concertar-cornetas.html

Da uma conferida e qualquer coisa comenta. Um grande abraço e boa sorte.

Vei legal msm as coisas q vooc posta nesse blog...gostei pra caramba de ler varios artigos q vooc postou aqui...essa dica da corneta de limpar o vão dela com o durex vou usar isso sim pois é um mal contato msm q esta dando na corneta desse meu amg...e pela dica do parafuso tmb...vlw vei espero ler mais artigos seu...flw abrss

Que bom que esteja gostando, faço oque posso pra ajudar os amigos do ramo, qualquer dica que quiser passar pra galera entra em contato por email que a gente coloca aqui no blog.
Afinal estamos aqui pra isso, Grande abraço!

1o parabens pelo seu Blog..

Be, eu tenho uma caixa grande com uma corneta e um falante de 12 e gostaria de filtrar todos os medios e agudos e usar ele so como caixa de grave, como eu poderia fazer isso? Desde ja, obrigado. Ronaldo

CARO AMIGO, UMA PERGUNTA, QUANTAS CORNETAS POSSO USAR POR CADA ESQUEMA DESSES, UMA OU ATÉ 3 CORNETAS, DESDE JA UM MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.

Aumentando o nº de cornetas, Ex: Este esquema é feito para 4 Ohms, então para 2 Ohms que seria o caso de 4 cornetas em paralelo deve se aumentar a capacitância para o dobro e reduzir a indutancia da bobina para a metade.

ATT: Jonas Laux

Amigo, eu tenho 4 target ligado em 2 A 3000 e 10 HDC 2000/4 twiter hinor trinium ligadas em um A 1200.
Uso capacitores 22uf/250v nas HDC e o 2m2/250 nas twiters acontece que as HDC queimam por noite... sem explicação acontece de eu trocar os 10 reparos de uma vez... limpo bem na hora de montar com fita e sobro mas queimam... Gostei desse esquema ai e gostaria de saber qual a espessura do fio de cobre a ser usado.
Desde já agradeço

Boa noite Salatiel, muita gente passa por esse tipo de problema, agora em parceria com a Tecnitrônica estamos lançando uma novidade para sanar esse tipo de problema. Respondendo sua pergunta..; Encontre um fio de 1mm milímetro medido com paquímetro. Boa sorte com o projeto.

amigo ja vipor que vc entende msm de som, por issso pesso sua ajuda
tenho uma d 305 e um st 400 tocando porem a corneta queima direto.
estou montando duas D305 agora e dois st 400 devo montar este esquema q vc ensina acima sendo um em cada corneta ou um para as duas ??

Pode ser 1 circuito para duas cornetas.

Amigo posso fazer este esquema em uma corneta? Pois tenho uma caixa comum com 2 falantes de 12 e uma corneta e um tweeter, ou preciso utilizar um na corneta e um no tweeter.

Sim Marcelo, tranquilamente, funciona que é uma beleza! Um abraço!

ajlaux, to fazendo um esqueminha de som,
com 1 corneta e 2 graves (um streebass-woofer e um subwoofer bão e barato talvez bomber ou selenium bass).
Eu preciso de um esquema deste pra colocar em grave, cortar o médio e agudo.
Eu tinha um que parecia um transformador, dava um pouco de ruído, mas quero fazer um igual este aí pro grave.
vc tem?

OK O JEAUDIO é parceiro da TECNITRÔNICA, tecnologia em eletronica. Ligue 51 30579022 ou 51 81750999 e peça cotação que eles te providenciam. Um abraço!

Olá!Tenho 2 sub pionner ts-w308f de 300 RMS,4 corneta d200 e 2 supertweeter st200; 1 modulo de 2 canais para os subs e 1 modulo digital( o sd400 da sound digital ) para as cornetas e os supertweeter mas as cornetas ,mesmo sendo curtas ,berram muito e no volume auto começa a doer os ouvidos,não é um som limpo!!!Posso usar esses capacitores para os supertweeter e esse circuito para as cornetas?? 1 circuito para cada corneta????

Qual o tipo de capacitor usar 47 Mf por quanto me fizeram essa pergunta nas eletrônicas que fui comprar

Ola Leonardo preciso tirar o grave dos falantes de 6" das portas posso utilizar o mesmo filtro das cornetas? Fico no aguardo Obrigado

Olá amigo, esse capacitor eletrolitico, tem que ser de quantos volts?

Clemagnu, "Posso usar esses capacitores para os supertweeter e esse circuito para as cornetas?? 1 circuito para cada corneta????" Claro que sim, este sistema é exatamente para o seu caso, pode ligar até duas cornetas por circuito, obrigado.

eletrosomat, sim pode usar, o esquema foi bolado por um proffissional da área.

Anonimo,capacitor eletrolítico, 50V ta de bom tamanho.

Amigo qual lado do esquema vai para a corneta? o lado da bobina ou dos capacitores?

Entra nos capacitores e sai na bobina, ou seja, bobina nas cornetas abraço!

Gostei da engenharia desse projeto vou Usar e depois falo o resultado.

Rapaz eu tenho duas tweeter. selenium st 304 usei durante algum tempo um Capacitor desse que você citou, mas depois de algum tempo os dois reparos queimaram e ai o que vc acha disso ? meu som é uma mesa oneal omx 8 equalizados de 15 bandas master audio, e uma potência P.A 1000, cada falante possui se nao me engano 800 de potência, porém minhas tweeters nao aguentam, já é a 4ª vez que queimam

VC está limpando o driver com fita antes de trocar o reparo? De uma olhada em http://www.jeaudio.com.br/2009/09/concertar-cornetas.html obrigado!

Eu nao estou entendendo como ligar esse esquema em duas cornetas. Tem como me esplicar mais detalhadamente? Grato

É muito simples felipe, é só ligar em paralelo.

Adorei esse esquema, meu som ficou show de bola, acabou a gritaria que doía os ouvidos e parou de queimar os reparos, meu som ficou qualidade agora!!

Brother, esse esquema serve para uma corneta de 8 ohms?

Sim Sim amigo serve sim, um Abraço!

posso uzar esse esquema em auto falantes de 12 para medios de 200rms?

Como ligar o capacitor no twiiter?
Positivo com positivo e negativo com negatigo.

Para o tweeter você vai somente inserir um capacitor 2,2mf 250Volts de poliester, conecte um terminal do capacitor no positivo do tweeter e ligue o fio no outro terminal do capacitor, só isso.

Para o amigo jfd: para alto-falantes não funciona este esquema, aconselho um crossover.

Para o amigo Ezimário:
" Boa noite, tenho uma caixa com uma d305, st400 trio e uma 10pw7 de cada lado " no caso direita e esquerda" como deveria proceder na ligação com seu esquema??? ou me dar uma mãozinha de como deveria ser ligado em um modulo de 2 knais de 400rms "200 pra kda lado" desde ja agradeço."

Não entendi muito bem sua pergunta amigo, se alguém quiser ajudar agradeço, um abraço!

Olá camarada, você tem o esquemático para fazer em uma placa? Alcemar

Alcemar, o esquema está acima, é como no desenho.

Os capacitores de 47mf podem ser de 160v

Opa blz, esses capacitores de 47mf podem serem substitudos por capacitores de 47uf? Obrigado.

Boa noite, é a mesma coisa, pode utilizar. Abraço.

Amigo tenho 6 d305 ligados em série 2x2x2 e uso um capacitor pra cada par, com esse circuito citado a cima como faria pra ligar meus d305?

Boa noite, sempre utilizei este esquema para cada corneta (individual). Precisa um circuito para cada corneta. E garanto que fica bom. Abraço.

Boa tarde amigo!fiz o esquema acima que vc citou e ficou realmente muito boa a qualidade da voz nas cornetas,porem não encontrei is diodos 1n5403,ai coloquei dois 1n4007 tem algum problema?outra coisa os doi de 47 caem pra 23,5uf certo?resumindo dr uns 800 hertz pra cima as cornetas começam a responder?

Conforme nosso engenheiro Jonas Laux, você está correto, para potência baixa servem os diodos.

CAro amigo Bom dia tenho uma 305Ti e uma 250X e as duas estao queimando reparo direto ...
Coloquei um capacitor de 100 Uf e 100V nao adiantou agora coloquei um de 4.7Uf 250 V e so sai som na 250x na 305Ti sai muito mais muito baixo ... O pq isso ocorre ?? No seu projeto de filtro o capacitor e de quantos Volts ?? Obrigado

Bom dia colega.
A resposta de tuas dúvidas será possível somente com mais esplicações de tua instalação e uso; Me comente sobre:
Qual módulo você usa para tocar as cornetas?
Como estão ligadas estas cornetas?
Pois não podem dividir o mesmo capacitor!
Somente capacitor sem um corte de freqüências abaixo e acima de funcionamento das cornetas acontece a queima, ou potência acima da expecificada pelas cornetas também!
Nosso cirquito não somente tem capacitores para bloquear o grave como tem indutor para bloquear o superagudo que pode estar queimando teus reparos por frequencias inaudíveis.
Os capacitores usados no nosso projeto são especificos e não encontrados no comercio local. (Importados)
Espero ter tirado algumas de suas dúvidas.


Att Jonas J. Laux

Amigo tenho um módulo banda 360 wats rms 4 canais e 2 Ohms. Gostaria de saber se posso liga 2 Drive D220ti de titânio 80 wats rms e 8 Ohms cada e no mesmo módulo ligar também 2 tweeter ST 400 trio de 150 wats rms e 8 Ohmscada

Boa noite Vanilson, a soma do consumo tem que ser observada, todos seus drivers juntos consomem 460 wats, sendo que o seu modulo fornece somente 360 w. Se você quiser desempenho, terá que colocar um módulo com pelo menos o dobro da watagem dos seus drivers, por exemplo: Um módulo de 720 wats. Como seu módulo é de 2 ohms, você poderia ligar tudo tranquilamente que não teria problema, o único porém é que com este de 360 wats, quando você der volume vai distorcer o som, espero ter ajudado. Abraço.

Amigão se eu colocar esse filtro antes do módulo ela vai reproduzir o som já com o corte ??? Pode ser ser feito com esse filtro ou tem outra opção ??? Ou não tem outra opção??? rs

Bom dia Caio César, não funciona colocar antes do módulo, mesmo que funcionasse, seu som ficaria somente reproduzindo frequências médias, deixando de lado o grave e o agudo. Para o seu caso recomendo um equalizador. Abraço.

fala irmao blz ? pode usar so o ferrite e um capacitor na Corneta ??? ou tem que fazer todo o esquema ?
]

Bom dia, se você quiser o resultado prometido tem que fazer como o esquema. Obrigado pelo contato!

Olá :) Gostaria de saber se posso usar os diodos 1n5408 e capacitores de 47uf/25v...

Bom dia Marina, Pode usar sim, é melhor ele é para 800V. Att: Jonas Laux

valeu amigao do baixando o curso de masterização e mixagem isso vai me ajudar muito tenho um home estudio e to aprendendo

Ótimo João Pedro, faça bom proveito! O material é todo gratuito e muito bom. Abraço!

Boa noite, os capacitores são em série ou paralelo, porque por uma explicação que vi soldando ele negativo com negativo fica paralelo, e na foto do esquema esta - com - estou certo?

E aí Samuel, na imagem do esquema está correto sim, você pode ver que os diodos estão direcionados para o + do capacitor, abraço amigo, qualquer coisa estamos aqui!

Boa noite, no meu caso uso 2 cornetas TSR 5200 e um supertweeter com um modulo Stetsom (não sei o modelo é antigo) com 250RMS, mais um sub de 12 com um modulo powerpack 4838, Fiz o corte do grave no DVD um pioneer AVH-X85850BT. No caso usando esse esquema eu conseguiria um som mais limpo nas cornetas?

Cara, mais limpo e também mais potente, porque o som vai "pré" equalizado para as cornetas, fazendo com que o desempenhos das mesmas aumente, pode testar, eu garanto, fica muito bom!

O som realmente fico melhor, porém algo deu errado liguei como mostra o esquema porém usei um fio de cobre um pouco mais grosso e 5 voltas a menos, tem 95 voltas pois não cabe 100 na ferrite que encontrei e diodos 1n5408, pois bem como já disse toca muito melhor e o supertweeter se destaca agora não fica abafado pelas cornetas, só que os 2 capacitores de 47uF para 50V que usei simplesmente estouraram depois de umas 2 horas tocando,o primeiro literalmente explodiu só achei o papelão que tem dentro o segundo só abriu agora refiz usando 2 capacitores de 47uf para 100V acredito que não deva estourar mais. usar 5 voltas a menos prejudica?

Caramba! Fortinho esse seu amplificador aí hehe, deve ter passado de 50 Volts e por isso estourou, você fez certo em colocar os capacitores de 100V, as 5 voltas a menos de fio fazem alguma diferença na frequência, mas se você gostou assim pode deixar.

esse esquema para drive só da certo para o par, eu possuo três drivers caso não der esse, poderia me dar uma ajuda ?

Boa tarde Logan, você terá que fazer dois circuitos destes, sendo que um circuito alimentará somente um driver, senão irá sobrecarregar. Abraço!

Se utilizar esse esquema em um drive só não ira ter perda?e o capacitor tem q ser polarizado o não necessita?

Bom dia, posso usar um indutor de 1cm x 3cm ? des-de ja agradeço.

Bom dia LOGAN, não terá perda, e o capacitor tem que ser polarizado. Pode testar, abraço.

Bom dia WANDERSON, o ideal é montar o como no esquema acima, senão o som terá alterações. Nós sempre utilizamos o modelo citado, não fizemos testes com outros materiais, se possível tente fazer igual para alcançar o resultado desejado. Abraço.

Boa noite! Tenho um Taramps TS400 e em cada canal bridge está ligado dois driver HDI320 em série e o Tweeter ST322 em paralelo com os drivers. Esse esquema do filtro pode ser usado em dois drivers em série? Obrigado!

Boa noite Rover, o projeto proposto é para 4 Ohms, provavelmente você possui dois drivers em série que formarão 8 ohms. Então você deve diminuir a capacitância para a metade, e aumentar a indutância da bobina para o dobro. Por exemplo, dois capacitores de 22uf e 200 espiras na bobina. Abraço!

No caso, os drivers estão formando 16 Ohms, são dois driver de 8 Ohms em série.
Como seria o esquema? Seria então o quadruplo da capacitância e 400 espiras na bobina?

Isso mesmo Rover, você está correto. Fica a dica para os amigos, abraço!

Entendi... Então para 16ohms preciso de dois capacitores de 11uF e 400 espiras na bobina. Os capacitores são polarizados mesmo?

Sim, e os capacitores são polarizados sim. Para mais dúvidas mande um email para atendimento@tecnitronica.com.br, abraço!

Tenho 2 drives Hinor HDI 300 e um deles está tocando baixo, será que está queimando? Ambos estão ligados juntos, baixando a impedância para 4ohms e ambos têm os capacitores corretos.

Boa tarde, pode ser que a bobina esteja com alguma sujeira ou até mesmo um capacitor com defeito, eu aconselharia retirar o capacitor e testar o driver sem dar muito volume, se continuar baixo, você vai ter que trocar o reparo do mesmo.

Observe também se o driver não sofreu nenhuma queda ou batida forte, porque pode ter deslocado o núcleo do imã. Daí só mandando consertar ou comprando outro. Abraço.

Olá, o projeto acima é pra quantos ohms, e posso usar o diodo 1n4007?

Bom dia Adriano, o projeto proposto é para 4 Ohms, pode usar sim os diodos1n4007, mas a capacitância vai cair para 23,5uf. O correto seria então colocar capacitores com o dobro de 47uf. Algo em torno de 100uf para que o projeto tenha o mesmo rendimento. Abraço

Gostaria de saber se esse projeto funciona para dois drive d405 trio de 150 RMS cada e qual seria o corte de frequência em HPF e lpf?

Boa tarde Marcello, funciona sim, e o circuito corta tudo abaixo de 2k, grande abraço!

tenho 3 tweeter em cada caica posso em serie ou paralelo qual capacitor devo usar agradeço desde ja

Boa noite Jorge, para cada tweeter, você deve somente inserir um capacitor 2,2mf 250Volts de poliester entre o fio do positivo.
Para ligação em série ou paralelo você deverá calcular a impedância "ohms" do seu amplificador e tweeters.

Nessa matéria você poderá entender bem como funciona:
http://sombox.com.br/caixas-de-som/calcular-impedancia-de-alto-falantes-em-serie-e-paralelo/

Abraço!

Boa noite tenho 6 cornetas no som do meu carro é um módulo Taramps de 400 rms 4 canais de 100 rms cada como seria essa ligação das 6 conertas e mais 2 Twitter nesse modulo?

Boa tarde se eu quiser fazer esse esquema para corneta em um retorno de palco com uma corneta eu posso utilizar esse esquema ou será apenas um diodo, um capacitor e metade da bobina ou seja 50 voltas?

Bom dia, para você obter o corte correto de frequência precisa fazer a bobina com as 100 espiras mesmo, eu usava em retorno de palco, recomendo! Abraço

Obrigado pelo retorno, e quanto ao capacitor e o diodo, para o retorno de palco eu uso 1 de cada ou os dois conforme o seu esquema já que será apenas uma corneta?

Sempre conforme o esquema, assim o corte de frequência ficará de acordo com o desejado. Fique a vontade para mais perguntas, abraço!

Bom dia Edielson, serve sim! Abraço!

Amigo, por favor, gostaria de fazer este esquema, porém tenho uma dúvida: os capacitores de "47" são os mesmos que "4,7"? É apenas questão de nomenclatura ou eles são diferentes? A mesma dúvida tenho quanto os de "22" e "2,2". Grato desde já.

Boa noite, os capacitores eletrolíticos são mesmo de 47 e os de poliester 2,2. Grande abraço!

Tenho que ligar proximo aos drivers?

Boa noite Vinicius, normalmente o circuito fica próximo aos drivers, mas não é realmente necessário ser, fica a seu gosto. Grande abraço!

Bom dia, na dificuldade de encontrar o ferrite bastão, posso confexionar em um redondo ou comprar já produzido no ML? Pra isso eu teria que saber de quantos "mh" é o ferrite.

Boa noite Kaio, se não me engano o diâmetro do ferrite é 9.525mm. Qualquer dúvida estamos a disposição, grande abraço!

Ola! gostaria de uma dica para reduzir o volume do driver na minha caixa. Nessa caixa tenho um falante de 12, o driver e um tweeter. Mas o driver sobressai demais em relação ao conjunto. No driver tinha 2 capacitores poliester de 47k em paralelo, então tirei um e o volume baixou um pouco, mas queria baixar mais. me disseram pra colocar um resistor. saberia me dizer qual?

Tenho dois capacitores despolarizado serve?

Boa tarde amigo, vi que você responde a todos, muito legal, parabéns!

Minha dúvida é a seguinte, eu tendo um módulo para apenas um tweeter e para um drive, com corte de grave no módulo, eu preciso colocar capacitores? Meu módulo é o ts 400x4 e o drive d250 x e o tweeter st400.
Obrigado.

Boa noite Gabriel, tentamos responder a todos sim, obrigado pelo elogio.

O corte no drive da corneta é justamente para retirar agudos, então será sim interessante incluir os capacitores no drive. já corte de graves no módulo não fará diferença no som do drive. Abraço e boa sorte com o projeto!

o ferrite deste fabricante serve http://www.magtek.com.br/imas/ferrite/
pode ser maior uns 10mm a 20mm maior no comprimento para não correr o risco de não conseguir o total de voltas?
Desde já agradeço.

Boa noite, o ferrite deste fabricante não seria muito indicado, procure pelo mercado livre, estive olhando e encontrei uns muito parecidos com o do exemplo. Abraço!

o ferrite pode ser maior uns 10mm a 20mm maior no comprimento para não correr o risco de não conseguir o total de voltas?
Desde já agradeço.

Claro Francisco, sem problemas. O importante é o número de espiras, abraço!

boa noite amigo para enrolar 100 espiras en 5cm de ferrite vou ter que acavalar espiras e isso amigo ou posso enrolar 100espiras en 10 cm de ferrite que da no mesmo obrigado

Bom dia, pode sim amigo, sem problemas. Abraço!

Bom dia Fernando, são estes mesmo, já faz muito tempo que escrevi esta página e não sei porque coloquei mf, o correto é mesmo uf, acho que foi para não confundir os usuários com a palavra (Microfarad). Irei mudar, obrigado! Abraço.

Desculpe, não entendi sua colocação, obrigado.

Seu projeto é para dois drivers. Para usar em um driver de 08ohms qual alteração que teria que fazer? Att zinhoorto

Bom dia, não precisa alterar nada, o projeto é para no máximo 2 drives, sendo um, tudo certo! Abraço!

Obrigado. Fiz, ficou muito bom. Abraço

Bom dia de quanto são os capacitores 47 por quanto

Bom dia Alexander, pode colocar de 100V, daí não tem problema de estourar. Abraço!

Boa tarde!!! O fio que sai do amplificador é ligado na bobina e saída dos capacitores no drive. É isso? Obrigado desde já!!

Não é uma regra, mas de preferência ligue o amplificador no lado do capacitor ok? Abraço!

Cara esse esquema fonciona em uma so corneta ou pra uma so tem de diferenciar o esquema

Serve para uma ou até duas. Abraço!

Muito bom, simples e sem enrolação, parabéns.

Boa noite J.audio! Entendi perfeitamente esse esquema. Ele serve p/ Driver 220TI silenium..?
Att Amaral no aguardo obg..!

Bom dia! Claro, serve sim! Boa sorte no projeto!

Boa tarde! No caso de usar somente 1 drive de 8ohms. Como fica em relação aos capacitores e a bobina? Precisa aumentar ou diminuir os valores?

Bom dia! O esquema é o mesmo, até dois Drives! Abraço!

Esse esquema me serviu muito bem por um tempo, mas optei por usar divisor passivo para as cornetas e Supertweeter, divisores feitos sob medida, acabou o problema de queimar os reparos. Agradeço muito por ter achado esse esquema, ajudou no começo mas acabou não me servindo mais.

Muito obrigado pela atenção. Abs

Back To Top