Qual capacitor utilizar em cornetas e tweeters?

É uma pergunta muito feita por aqueles que estão ingressando no ramo do "som", qual capacitores utilizar, e porque?

O capacitor funciona como um "filtro", que deixa somente passar oque é bom, por exemplo, quando se manda o som para a corneta ou twiter, nunca ele é realmente puro, quero dizer que, de preferência devemos mandar o som "médio agudo" para a "corneta" e o som "Agudo" para o "tweeter". Mas isso nem sempre acontece, cada sistema de som deveria ter um bom crossover para fazer uma boa separação das frequências de áudio.

Vou dar umas dicas interessantes, para deixar o som da corneta realmente bom, você vai precisar preparar um pequeno filtro de capacitores e diodos em série com uma pequena bobina feita em casa, o som fica perfeito. 
 Este pequeno esquema que vou citar, "limpa" o som da corneta, não a dixa com o som "gritante" que encomoda muito os ouvidos.

Bem você vai precisar de:

# Dois capacitores eletrolíticos de 47mF
# Dois diodos 1n5403
# Fio de cobre esmaltado, bitola 20 awg.
# Um pedaço de ferrite de 5 cm de comprimento
# Estanho e ferro de solda

Você encontra este material em qualquer eletrônica, talvez não encontre o ferrite, mas é só desmontar um rádio velho que vai estar lá um pedaço que é utilizado para sintonia.

Veja como fazer:



Como na imagem acima, você terá que enrolar 100 espiras do fio cobreado em cima do ferrite, e dopois pode até passar verniz isolante, ou somente passar fita isolante bem apertada para firmar bem o enrrolamento. Agora que está pronto seu filtro, você só deverá cortar o positivo que vai para a corneta e inserir o mesmo como na imagem acima. Além deste esquema proporcionar um som bem melhor, também vai diminuir muito a queima dos reparos!


Conheça agora o + novo Circuíto anti - queima de reparos! Clique Aqui.
 

Capacitor utilizado para o tweeter:


Para o tweeter você vai somente inserir um capacitor 2,2mf 250Volts de poliester, também entre o fio do positivo, e pronto! Seu som ficará bem melhor também evitando queima dos reparos.
Os dois esquemas tem como principal função não deixar que entrem graves nas cornetas e tweeter, proporcionando assim um som melhor e evitando queima de reparos.

Créditos dos esquemas vão para: Jonas Laux

52 comentários:

leonardo disse...

amigao gostei do seu projeto p se ter um melhor som nas cornetas,mas ele funciona qndo se tem 14 d250x e 4 oversound 7653 ti?tenho um crosolver stetsom stx84 de 4 vias essas as d 250 tao queimando reparo direto e nem do pau oq pod ta acontecendo??

ajlaux disse...

Leonardo, já tive por muito tempo problema igual o seu, costumamos utilizar o esquema acima sempre em cada "par" de cornetas, as D250 geralmente queimam reparos por se injetar agudos execivamente e é claro muito volume. Limpe os frisos do acento do reparo com fita adesiva, migalhas de ferro raspam a bobina e queimam também.

Com o esquema que citei acima raramente queimamos reparos, porque ele retém o excesso de agudos. Qualquer coisa só perguntar.

leonardo disse...

meu camarada sou leigo n assunto por isso vai mais uma pergunta,como vc pod reparar meu carro é um trio eletrico,geralmente os montadores d som nao colocam capacitores,falam k as cornetas perdem volume vc concorda com isso,outra coisa se colocar seu projeto acima isso pod acontecer o driver falar menos,ou continua do msm jeito?vlw..

ajlaux disse...

Leonardo, em momento algum ocorre a perda de volume das cornetas por causa dos capacitores, mesmo que por isso seria somente nesessário dar mais volume no amplificador e ficaria tudo certo. Se suas D250 estão sem capacitores não estranhe a queima. Montamos este esquema até mesmo em um carro para competição de som, e olha que fomos bem! Acredito que os montadores de som não coloquem capacitores para que saia o som Agudo junto com o Médio das cornetas, isto é errado, pense sempre que cornetas são para médio e tweeters que são para reproduzir o agudo, mesmo as cornetas com drivers de titanium, no nosso caso injetamos somente médio utilizando o esquema citado acima. Pode fazer o projeto sem medo, depois comente novamente o resultado por favor. Espero ter ajudado.

vidaloka_lyn171 disse...

Vei utilizei seu projeto...fico fera msm doidera tiro aquela gritaria q doi o ouvido...mais uma perg. vooc acha q o grave pode fazer o fio de conexão do reparo quebrar ?ow isso é só uma ideia fraca minha...pq tenho um amg q ele tem uma hinor HDC 2000 e o reparo dela ja queimo 2 vezes eu mexo com som automotivo e sempre fiz divisor de frequencia desse tipo...e qnd concertei o reparo dele coloquei ela no meu som em casa taquei 150watts nela a 20khz como o fabricante indica...e ela não queimo fiz o msm no som dele e ela volto a dar mal contato o.O estranho neh...poderia me dar uma dica do q eu posso faze nesse caso???...a troca de experiência sempre melhora nosso aprendizado!!! obrg espero a resposta Coringa racing...

ajlaux disse...

Fico feliz que tenha funcionado bem o projeto, funciona mesmo, mas o problema é que muita gente tem é preguiça de fazer esse um teste. Sobre o mau contato... É difícil entender, mas ja passamos por coisas parecidas e já escrevi oque eu entendo nesta postagem http://www.jeaudio.com.br/2009/09/concertar-cornetas.html

Da uma conferida e qualquer coisa comenta. Um grande abraço e boa sorte.

vidaloka_lyn171 disse...

Vei legal msm as coisas q vooc posta nesse blog...gostei pra caramba de ler varios artigos q vooc postou aqui...essa dica da corneta de limpar o vão dela com o durex vou usar isso sim pois é um mal contato msm q esta dando na corneta desse meu amg...e pela dica do parafuso tmb...vlw vei espero ler mais artigos seu...flw abrss

ajlaux disse...

Que bom que esteja gostando, faço oque posso pra ajudar os amigos do ramo, qualquer dica que quiser passar pra galera entra em contato por email que a gente coloca aqui no blog.
Afinal estamos aqui pra isso, Grande abraço!

vidaloka_lyn171 disse...

Blz amg pode deixar...Abrss...

ronaldo disse...

1o parabens pelo seu Blog..

Be, eu tenho uma caixa grande com uma corneta e um falante de 12 e gostaria de filtrar todos os medios e agudos e usar ele so como caixa de grave, como eu poderia fazer isso? Desde ja, obrigado. Ronaldo

mercadoberofer disse...

CARO AMIGO, UMA PERGUNTA, QUANTAS CORNETAS POSSO USAR POR CADA ESQUEMA DESSES, UMA OU ATÉ 3 CORNETAS, DESDE JA UM MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.

ajlaux disse...

Aumentando o nº de cornetas, Ex: Este esquema é feito para 4 Ohms, então para 2 Ohms que seria o caso de 4 cornetas em paralelo deve se aumentar a capacitância para o dobro e reduzir a indutancia da bobina para a metade.

ATT: Jonas Laux

Salatiel Gualter disse...

Amigo, eu tenho 4 target ligado em 2 A 3000 e 10 HDC 2000/4 twiter hinor trinium ligadas em um A 1200.
Uso capacitores 22uf/250v nas HDC e o 2m2/250 nas twiters acontece que as HDC queimam por noite... sem explicação acontece de eu trocar os 10 reparos de uma vez... limpo bem na hora de montar com fita e sobro mas queimam... Gostei desse esquema ai e gostaria de saber qual a espessura do fio de cobre a ser usado.
Desde já agradeço

ajlaux disse...

Boa noite Salatiel, muita gente passa por esse tipo de problema, agora em parceria com a Tecnitrônica estamos lançando uma novidade para sanar esse tipo de problema. Respondendo sua pergunta..; Encontre um fio de 1mm milímetro medido com paquímetro. Boa sorte com o projeto.

paulo disse...

amigo ja vipor que vc entende msm de som, por issso pesso sua ajuda
tenho uma d 305 e um st 400 tocando porem a corneta queima direto.
estou montando duas D305 agora e dois st 400 devo montar este esquema q vc ensina acima sendo um em cada corneta ou um para as duas ??

ajlaux disse...

Pode ser 1 circuito para duas cornetas.

marcelosaves disse...

Amigo posso fazer este esquema em uma corneta? Pois tenho uma caixa comum com 2 falantes de 12 e uma corneta e um tweeter, ou preciso utilizar um na corneta e um no tweeter.

ajlaux disse...

Sim Marcelo, tranquilamente, funciona que é uma beleza! Um abraço!

saulo disse...

ajlaux, to fazendo um esqueminha de som,
com 1 corneta e 2 graves (um streebass-woofer e um subwoofer bão e barato talvez bomber ou selenium bass).
Eu preciso de um esquema deste pra colocar em grave, cortar o médio e agudo.
Eu tinha um que parecia um transformador, dava um pouco de ruído, mas quero fazer um igual este aí pro grave.
vc tem?

ajlaux disse...

OK O JEAUDIO é parceiro da TECNITRÔNICA, tecnologia em eletronica. Ligue 51 30579022 ou 51 81750999 e peça cotação que eles te providenciam. Um abraço!

Clemagnu disse...

Olá!Tenho 2 sub pionner ts-w308f de 300 RMS,4 corneta d200 e 2 supertweeter st200; 1 modulo de 2 canais para os subs e 1 modulo digital( o sd400 da sound digital ) para as cornetas e os supertweeter mas as cornetas ,mesmo sendo curtas ,berram muito e no volume auto começa a doer os ouvidos,não é um som limpo!!!Posso usar esses capacitores para os supertweeter e esse circuito para as cornetas?? 1 circuito para cada corneta????

eletrosomat disse...

amigo posso usar diodo ln 5406

Anonimo disse...

Qual o tipo de capacitor usar 47 Mf por quanto me fizeram essa pergunta nas eletrônicas que fui comprar

Juliano Pietsch disse...

Ola Leonardo preciso tirar o grave dos falantes de 6" das portas posso utilizar o mesmo filtro das cornetas? Fico no aguardo Obrigado

jehanvideo disse...

Olá amigo, esse capacitor eletrolitico, tem que ser de quantos volts?

ajlaux disse...

Clemagnu, "Posso usar esses capacitores para os supertweeter e esse circuito para as cornetas?? 1 circuito para cada corneta????" Claro que sim, este sistema é exatamente para o seu caso, pode ligar até duas cornetas por circuito, obrigado.

ajlaux disse...

eletrosomat, sim pode usar, o esquema foi bolado por um proffissional da área.

ajlaux disse...

Anonimo,capacitor eletrolítico, 50V ta de bom tamanho.

Jocélio disse...

Amigo qual lado do esquema vai para a corneta? o lado da bobina ou dos capacitores?

ajlaux disse...

Entra nos capacitores e sai na bobina, ou seja, bobina nas cornetas abraço!

Johnny Everton disse...

Gostei da engenharia desse projeto vou Usar e depois falo o resultado.

Markynhos Nunes disse...

Rapaz eu tenho duas tweeter. selenium st 304 usei durante algum tempo um Capacitor desse que você citou, mas depois de algum tempo os dois reparos queimaram e ai o que vc acha disso ? meu som é uma mesa oneal omx 8 equalizados de 15 bandas master audio, e uma potência P.A 1000, cada falante possui se nao me engano 800 de potência, porém minhas tweeters nao aguentam, já é a 4ª vez que queimam

ajlaux disse...

VC está limpando o driver com fita antes de trocar o reparo? De uma olhada em http://www.jeaudio.com.br/2009/09/concertar-cornetas.html obrigado!

Filipe Fernandes Damaceno disse...

Eu nao estou entendendo como ligar esse esquema em duas cornetas. Tem como me esplicar mais detalhadamente? Grato

ajlaux disse...

É muito simples felipe, é só ligar em paralelo.

Alexandre de Jesus disse...

Adorei esse esquema, meu som ficou show de bola, acabou a gritaria que doía os ouvidos e parou de queimar os reparos, meu som ficou qualidade agora!!

DeejaySawyer disse...

Brother, esse esquema serve para uma corneta de 8 ohms?

ajlaux disse...

Sim Sim amigo serve sim, um Abraço!

Ezimário Teixeira disse...

Boa noite, tenho uma caixa com uma d305, st400 trio e uma 10pw7 de cada lado " no caso direita e esquerda" como deveria proceder na ligação com seu esquema??? ou me dar uma mãozinha de como deveria ser ligado em um modulo de 2 knais de 400rms "200 pra kda lado" desde ja agradeço.

jfd disse...

posso uzar esse esquema em auto falantes de 12 para medios de 200rms?

Rodrigo Allex disse...

Como ligar o capacitor no twiiter?
Positivo com positivo e negativo com negatigo.

ajlaux disse...

Para o tweeter você vai somente inserir um capacitor 2,2mf 250Volts de poliester, conecte um terminal do capacitor no positivo do tweeter e ligue o fio no outro terminal do capacitor, só isso.

ajlaux disse...

Para o amigo jfd: para alto-falantes não funciona este esquema, aconselho um crossover.

ajlaux disse...

Para o amigo Ezimário:
" Boa noite, tenho uma caixa com uma d305, st400 trio e uma 10pw7 de cada lado " no caso direita e esquerda" como deveria proceder na ligação com seu esquema??? ou me dar uma mãozinha de como deveria ser ligado em um modulo de 2 knais de 400rms "200 pra kda lado" desde ja agradeço."

Não entendi muito bem sua pergunta amigo, se alguém quiser ajudar agradeço, um abraço!

Alcemar Goncalves disse...

Olá camarada, você tem o esquemático para fazer em uma placa? Alcemar

ajlaux disse...

Alcemar, o esquema está acima, é como no desenho.

Denyson Araujo disse...

Os capacitores de 47mf podem ser de 160v

Maicon Gazziero disse...

Opa blz, esses capacitores de 47mf podem serem substitudos por capacitores de 47uf? Obrigado.

ajlaux disse...

Boa noite, é a mesma coisa, pode utilizar. Abraço.

DjMarquinhos Marley disse...

Amigo tenho 6 d305 ligados em série 2x2x2 e uso um capacitor pra cada par, com esse circuito citado a cima como faria pra ligar meus d305?

ajlaux disse...

Boa noite, sempre utilizei este esquema para cada corneta (individual). Precisa um circuito para cada corneta. E garanto que fica bom. Abraço.

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

Seguidores

Postagens populares

  ©JEAUDIO - Áudio em geral - Todos os direitos reservados.

Template by Jean | Topo