Dica para consertar teclas do seu teclado musical



Primeiro marque as teclas que estão falhando para não se perder , agora abra o teclado, tenha paciência são muitos parafusos, tire as placas com cuidado, e tire a placa que está embaixo das teclas. Você vai ver que tem uma borracha cheia de contaros minúsculos.
Para quem não sabe, quando a gente toca nas teclas, elas forçam essa borracha, e esses contatos de cor preta são pequenas borrachas que entram em contato com uma pequena plaqueta, esta borracha é revestida de um material condutor e na plaqueta também há pequenas trilhas com este mesmo material, então quando a tecla é pressionada para baixo a borracha fecha um contato entre as trilhas mandando assim pulsos para o ci.


Imagem da borracha com os contatos:

O sistema das teclas é quase como se fosse uma chave liga/desliga, mas imagina como seria tocar ligando e desligando chaves!


O defeito:


Oque acontece é que com o tempo e de tanto entrar em contato, a borracha perde parte do material condutor assim dificultando o contato entre a borracha e as trilhas da plaqueta.
Para concertar existem borrachas novas para o reparo, mas são caras e difíceis de encontrar, bem se você não tem tempo para encomendar ou não quer comprar as borracas novas vou dar umas dicas legais.
Você já viu uma calculadora desmontada? Ou um controle remoto aberto?
As calculadoras e o controle remoto ta TV, SOM, DVD etc... Todos eles trabalham com o mesmo sistema de contatos, como do teclado musical. Sendo assim você pode cortar as pequenas borrachas de contato da calculadora ou controle remoto, e colar com silicone no lugar das do teclado.
Deixe secar por um bom tempo, depois feche e teste, tente centralizar bem as borrachinas de contato, para quando tocar obter um bom contato, se algumas ainda falharem refaça.
Não esqueçam de limpar tudo com um pincel e passar um algodão com álcool para limpar as plaquetas de contato.
Parece chato, mas já fiz vários assim e funcionaram.
Também podem acontecer outros vários problemas, como vazar pilhas dentro do teclado e o ácido romper as trilhas, ou queimar o CI das teclas. Etc... Já dei as dicas agora depende de você para obter um bom resultado, boa sorte!


Estero ter ajudado com esta dica.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
19 Comentários em "Dica para consertar teclas do seu teclado musical"

Legal man! Me diz uma coisa...estou com um Yamaha Psr 213, liga normalmente, porém, escuto o som baixinho (quase nada) mesmo estando com o volume no máximo. O que será?

Pode ser o potenciômetro do volume ou o amplificador amigo!

fala meu amigo blz? tenho um teclado q todas as notas dó# e ré#, sol e la de tocas as escalas não funcionam, tem alguma dica ai? valeu pela atenção

Olha, provavelmente rompeu a trilha referente a este acorde, tem que abrir todo o teclado e ver, acontece em caso de vazamento de pilhas normalmente. Espero ter ajudado, um abraço!

blz!!! vou olhar isso hoje e depois comento aqui o resultado!!

Interessante! Isso também acontece com o botao LIGA/DESLIGA do meu teclado. Ele sempre liga, mas não adianta pressionar, só desliga se eu tirar o cabo de força...Será que essa dica funciona no meu caso?
Obrigado.

Bom dia meu teclado falhou algumas teclas! abri ele e com led fui testado a corrente no cabo flete q vai para as teclas percebi que só passa corrente de um lado deste cabo o que pode ser?

"Interessante! Isso também acontece com o botao LIGA/DESLIGA do meu teclado. Ele sempre liga, mas não adianta pressionar, só desliga se eu tirar o cabo de força...Será que essa dica funciona no meu caso?
Obrigado."

Amigo Brenno, esta dica é para as teclas. Você deverá procurar uma especializada, creio que seu problema não seja tão simples.

"Bom dia meu teclado falhou algumas teclas! abri ele e com led fui testado a corrente no cabo flete q vai para as teclas percebi que só passa corrente de um lado deste cabo o que pode ser?"

Vida Real, o ideal seria utilizar um multímetro, porque se tiverem diodos no seu caminho isto poderá acontecer. Somente energia para um lado.

Fala amigão... to disisperado, meu Teclado ta com o 4º C, sem sencibilidade, Só que é um teclado com apenas 1 ano 4 messes, oq posso fazer? tem como ajeitar?
Meu teclado é um Kuwrzuell Pc3 61 teclas

Bom dia, como o seu teclado é um modelo mais caro, eu aconselho levar para uma assistência técnica autorizada. Geralmente lojas de instrumentos musicais também prestam esse tipo de assistência. Fique a vontade pra perguntar. Obrigado pelo contato.

Meu roland E-66 está com esse mesmo problema da sensibilidade em uma tecla.. alguma dica para resolver?

Bom dia Rogério, se você tiver algum conhecimento, poderá você mesmo fazer a troca da borracha de contato, por exemplo, encontrei estas no mercado livre. Segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652189662-borracha-roland-modelo-e66e56e96e86em1mem7bva3va5va3-_JM

Boa Noite: Meu teclado é um yamaha PSR E423. As teclas Ré e Sol# não funcionam em todas as oitavas. Já abri, desmontei, limpei os contatos, mas o problema persiste. O que pode estar acontecendo.

Em todas as oitavas é estranho, pode ser trilha rompida. Mas no seu caso seria melhor levar até uma oficina autorizada. Abraço!

Tenho um teclado k5000w e 3 botoes do sequenciador esta dando mal contato e fazendo com que o visor perca as instruções mas o som continua normal oq podera ser?

Boa noite eu tenho um teclado k5000w e ele esta com defeito no visor e tres botões do sequenciador esta dando mal contato e apagando o vosor mas o som não intervere o q pode ser ?

Back To Top