Dicas de equalizador , equalização


Sabe oque é um equalizador? E para que serve?


Muitos sabem oque é e para que serve, mas não sabem utilizá-lo.


O equalizador está presente em nosso dia a dia, em músicas que ouvimos, no nosso computador, e em qualquer rádio, seja do carro ou no som de casa, ele é uma peça fundamental para ouvirmos um som ideal, que não encomode nossos preciosos ouvidos.


Observem esta imagem, é de um player de áudio conhecido, o winamp.


Clique na imagem para ampliar

O equalizador está destacado com as setas vermelhas, e abaixo demarquei a área de atuação dos graves, médios e agudos, por exemplo, se você está utilizando caixinhas de som para a reprodução do som de seu computador, você poderá optar por uma equalização com menos grave, mais médio e menos agudos, mas se você estiver com um fone e quer ouvir mais som grave, menos médio e mais agudos é só deslizar para cima e para abaixo os volumes das frequências do equalizador até que chegue ao som de seu gosto. Este é o funcionamento básico de um equalizador, mas em uma banda por exemplo, os equalizadores tem muito mais botões deslizantes, para que seja feita uma sintonia mais fina do som.


Vou citar um exemplo muito interessante. E junto colocar a foto de um equalizador de som proficional.


Clique na imagem para ampliar

Estes equalizadores são geralmente utilizados em bandas, eles possuem várias finalidades no som ao vivo ou em gravações. A maioria dos equalizadores possuem dois lados, exemplo lado A e lado B eles possuem uma entrada IN e uma saída OUT para cada lado, onde você entra com o som puro em IN equaliza a seu gosto e sai com o som regulado em OUT.


Para fazer uma boa equalização de um som de bateria por exemplo, é utilizado um lado do equalizador somente para regular o som do bumbo, ou para leigos o Pé da bateria.
Para fazer um bom som de um bumbo deve se somente deixar com volume algumas frequências de grave e de agudo, as frequências médias saem quase totalmente. Deve-se ir regulando devagar e prestando bastante atenção, vai depender do ouvido de cada um para fazer um bom som.


Uma dica que eu dou, se você quer muito trabalhar com som ,é que ouça muitas músicas e preste atenção em cada intrumento separado, músicas de vários gêneros, porque as equalizações variam muito de música para música.
Pois para fazer o som ao vivo de uma banda ou uma gravação, devemos regular cada instrumento para que se destaque com seu verdadeiro som, não tem como você gravar uma guitarra com som muito grave e sem agudo por exemplo, e um baixo sem grave.


Treine com programas de equalização que se acha pela internet para começar a ter uma boa noção.


Clique aqui para baixar um equalizador em tempo real para o pc!!!


Nunca esqueça, uma boa equalização da vida a música.




Para saber mais sobre frequências, grave médio e agudo "clique aqui"

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
1 Comentários "Dicas de equalizador , equalização"

ei cara gostei da tua atitude de postar isto na net pode crer que foi de grande ajuda.!!!eu estudo batera e ao mesmo tempo tenho que ser sonoplasta na minha igreja ....ai vc sabe ne ...tenho que estudar os dois....ja que eu quero fazer um bom som....

Back To Top