Som com pouco grave


Venho hoje dar mais algumas dicas de som!

Você acha que seu som está com pouco grave?
Existem "X" motivos para estar com pouco grave.

Som automotivo, banda, em geral

Vamos primeiro falar do som do seu carro, vamos dizer que você instalou um rádio novo, alto-falantes novos mas o som não ta nem parecido com o do carro do seu amigo.
Bem, daí vem o seguinte, se um falante estiver com a polaridade invertida o seu som ficará sem grave, o porque disto? Simples, imagina 3 pessoas puxando uma corda pra direita e uma puxando pra esquerda! É mais ou menos isso que acontece, parece estranho, mas um falante invertido consegue tirar bastante rendimento dos outros por estar pulando ao contrário, o certo dos falantes é que eles forcem para fora com a batida do som.

Revise muito bem todos eles antes de instalar, se eles são novos até da pra confiar no sinal de (+) que vem no terminal, mas pensem outra coisa, se o falante é recondicionado não da pra confiar no sinal de (+), porque na hora de recondicionar a pesoa que faz o serviço pode se confundir sem querer e inverter as polaridades, então você deve se certificar de que vai fazer uma ligação correta. Se você tem um multímetro, pode testar com ele colocando na faixa de X1, e encostando o preto do multímetro no (-) do falante e fazendo breves contatos com o vermelho no (+) do falante. Se ele forçar para fora então as polaridades estão corretas.
Clique na imagem para ampliar:

Se não tiver um multímetro pode testar com uma pilha 1,5 volts ou com uma bateria 9V, siga o mesmo processo, o (+) da pilha no(+) do falante e o mesmo procedimento com o (-) . Mas tome cuidado, nunca deixe os fios do falante ligados continuamente à bateria ou pilha, senão corre o risco de queimar o falante. Segure o (-) da pilha ou bateria no(-) do falante e dê toques breves entre os contatos(+) do falante e da pilha.

Façam isso, revisem as polaridades de todos os seus alto-falantes, e irão obter um melhor rendimento do seu som.

Bem, no som das bandas acontece muito isso de ter vários fios e caixas com as polaridades invertidas, dá um pouco de trabalho, mas vale muito a pena revisar cabos e as polaridades dos falantes, não descartando a hipótese que citei acima, de colocar falantes recondicionados e eles estarem com as polaridades invertidas, isso acontece muito , é normal, já peguei vários assim.

Utilizem sempre caixas de som iguais, caixas diferentes também inibem o som.

Falantes de 10,12,15,18 polegas devem ser de preferência serem testados com o esquema do toque da bateria de 9 volts também citado acima.

Para obter rendimento perfeito revisem todos os falantes , sejam eles de médio, ou grave. E não somente para o grave, mas também para médio agudo e agudo, revisem a polaridade das cornetas e dos twiters.

Boa sorte, espero ter ajudado.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "Som com pouco grave"

Back To Top