Frequencia de áudio: grave, médio e agudo



O que é ?


Muitas pessoas já sabem do que se trata, mas nem todos sabem como funciona, bem o grave é uma frequencia baixa, médio uma frequencia media e agudo uma frequencia alta, e agora o que é frequencia? Vou tentar explicar com minhas humildes palavras, frequencia quer dizer uma determinada função em um determinado tempo, por exemplo. Temos um violão com 6 cordas, quando você toca a corda mais grossa “mi” para quem conhece , vai notar que sai um som grave, ela vibra em uma frequencia baixa, já se você tocar a corda mais fina, também “mi” vai ouvir um som bem mais agudo, o motivo é que ela vibra muito mais rápido que a corda grossa.


Ou seja a frequencia é o número de vibrações (ciclos) de uma onda sonora por um segundo. A frequencia de uma onda é medida em hertz (Hz). Exemplo: 100 Hz significam 100 vibrações (ciclos) por segundo.O ouvido humano é capaz de ouvir frequencias entre 20(Hz) e 20000(Hz).


Grave , médio e agudo são frequencias superficiais citadas, pois em um sistema de som profissional são utilizadas muitas frequencias diferentes, imagine uma banda tocando, quantos instrumentos, e quantas frequencias estão se propagando no ar.
Na produção do som de uma banda geralmente são utilizadas caixas acústicas variadas, para reproduzir subgrave, grave, médio grave, médio agudo e agudo.


Subgrave: Podem ser utilizados alto-falantes de 18” polegadas
Grave:Também alto-falantes de 18” ou de 15”
Médio grave: Para um melhor som, são utilizados de 12”
Médio agudo: São utilizadas as cornetas
Agudo: São utilizados os twiters


Citei acima o que é mais comum em sonorização de bandas, estes dados podem variar de acordo com cada estrutura, falei dos tipos mais comuns para que possamos compreender a base de funcionamento.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
3 Comentários em "Frequencia de áudio: grave, médio e agudo"

Valeu cara eu tava na duvida ta bem explicado! Parabens!

Valeu Caio! Muito obrigado pelo comentário! Nos ajuda a melhorar ainda mais!

Back To Top