Oque é gravação multicanal ou multitrilhas?


Aprenda e grave em casa!


Bem, como vocês podem ver o nome já diz tudo, gravação multicanal ou multitrilhas é do tipo utilizado em estúdios, quer dizer gravação feita em vários canais, por exemplo, sua banda tem bateria, baixo, guitarra, teclado e vocal...Cada um destes instrumentos é gravado em um canal diferente começando pela bateria. Bem, a bateria geralmente é gravada em 8 canais diferentes ao mesmo tempo, dois microfones para os pratos, um para o bumbo, um para a caixa, um para cada tom, que geralmente são dois tons, outro para o surdo e o último pro hihat, depois se grava o baixo, em seguida guitarra, e pode se gravar a voz primeiro, para preencher os vazios da música com o teclado por exemplo.


Este tipo de gravação não é somente utilizado em estúdio proficionais, mas também em home estúdios ou em sua própria casa se você é um louco por gravações.
Posso dar exemplos de alguns programas legais, eu porexemplo, gosto do Samplitude, mas também é muito utilizado o Sonar, ou Protools e vários outros.
Lembre se de que para gravar em “multitrilhas” em vários canais simultâneos “ao mesmo tempo” você precisa uma placa de som que faça isso, por exemplo uma muito conhecida é a Delta 1010, ela possui 10canais de entrada e 10de saída.
Ou ainda se você tiver muita paciência pode usar um Mixer “mesa de som” e entrar com todos canais ao mesmo tempo e sair em 2canais para sua placa de áudio, todos computadores vem de fábrica com uma placa de som onboard estéreo,“quer dizer integrada a placa mãe do computador.


Estéreo que dizer dois canais, direita e esquerda, porque você acha que seu computador tem duas caixas de som? Porque em cada uma delas sai um som diferente.Coloque uma musica pra rodar e preste atenção, em um lado sai a guitarra mais alto , em outro lado o teclado e assim por diante.
Boa sorte com as gravações !!

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "Oque é gravação multicanal ou multitrilhas?"

Back To Top