Pré amplificador para microfone de eletreto




Estes tipos de microfone eram encontrados em rádios gravadores antigos, e hoje ainda são muito utilizados em microfonação de hihat e até em máquinas de luz.
Muitas máquinas de luz tem um tipo de circuíto em seu interior que transforma o som em movimentos, por exemplo as batidas do grave.






Aqui na minha cidade, é muito comum os clientes pedirem para fazer uma microfonação barata nos acordeons, e o eletreto se enquadra muito bem nesta função, porque trabalha com uma boa frequência de médios e agudos.


O único defeito dos microfones de eletreto, é que gostam muito de produzir microfonia, por isso cuidado com a equalização.


Bem analisei outras páginas e tutoriais e em base fiz um novo desenho de um circuíto pré amplificador para ser utilizado com microfone de eletreto.


Vejam a imagem abaixo:


Clique na imagem para ampliar!


Este é um esquema bem básico e simples de fazer. Utiliza apenas 1 resistor, 1 capacitor o microfone de eletreto e uma pilha. A chave de liga e desliga é opcional, este circuíto gasta pouquíssima energia.
Vamos dizer que com o circuíto estando sempre ligado, a pilha dure até um ano ou mais.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
7 Comentários em "Pré amplificador para microfone de eletreto"

boa tarde ...gostaría de saber sobre este sircuíto...este resistor faz alguma diferença,ou seja altera em alguma coisa no resultado final..pois eu comprei um microfone de eletreto..no mercaddo livre,,quando fui abrir a tampa do pre..para colocar a bateria,,levei um susto danado...pensei de encontrar uma plaquinha de circuito ou coisa assim..e só encontrei um capacitor e os terminais para ligar a bateria e nada mais..ainda não testei o mic..em uma aparelhagem boa ..eu testei ele em uma caixa amplificada antiga.uma (FRAHM...CA405)E TENHO QUE ABRIR O VOLUME SÓ UM POUQUINHO ..PORQUE SE NÃO NÃO ELA DA CADA URRO QUE PARECE UM LEÃO..ja fiz de tudo .fico longe dela.. de costas..de cabeça para baixo..e ela continua urrando..tem que estar com o volume bem baixo..não sei como fazer quando eu for tocar em um coral..e ligar este microfone..e precisar de um pouco mais de volume..talvez depois que passar por uma mesa de som .este problema melhore.. derrepente este resistor que está em seu esquema possa atuar sobre este problema..por isto que eu queria saber qual é a finalidade deste resistor..pois neste pre que eu comprei......não tem ele...é somente um capacitor e nada mais..se puder me orientar em alguma coisa fiarei muito grato...um abrasço..

Adquiri um power integrado de seis canais para microfones de eletreto já adquiridos também. Como devo usá-los? O que é energia fantasma?

Oi Henrique.
Este “Urro” se chama microfonia, e acontece por o microfone ser construído errado por motivos de custos, então se você conseguir um transformadorzinho encontrado em microfones da Leson, pode ser retirado de um que esteja danificado, pois quase sempre estraga a cápsula dos Leson e o Trafo fica bom, com o auxilio de um técnico você consegue fazer esta adaptação que realmente da um ótimo resultado.
A função do resistor no desenho anterior se refere para cápsulas de eletreto de dois terminais, o seu deve ser três terminais por isso não o usa, pode até ser colocado mas não iria trazer benefícios.

Veja a figura no link abaixo e boa sorte na montagem.

http://www.catupi.com/jeaudio/miceletreto.jpg

Tem como ligar 4 capsulas de eletreto numa bateria de 9 volts se tem como multiplicar os valores dos componentes pra usar esse projeto acima ?

Bom dia Miro, sim é possível fazer. Muitas pessoas utilizam para microfonar acordeons.

Olá, gostaria de saber o seguinte. Montei um esquema com 4 microfones conforme o Miro comentou, mas estou com problemas. Quando ligo e toco por um tempo de 5 minutos está normal, mas dai em diante começa a dar ruidos e as vezes aumenta e as vezes baixa e não para mais. Alguém saberia me explicar o que pode ser isto??

Ola amigos...Rogério pode esta acontecendo da carga da pilha nao suportar os 4 mic...usa uma bateria de 9v.

Back To Top