Como utilizar um VSTi


Achei interessante a idéia de compartilhar um pouco de conhecimento adquirido sobre o assunto VSTi. Primeiro temos que entender oque é, muitos nem sabem ainda oque quer dizer esta sigla. Então vamos lá.
VST significa Virtual Studio Technology - Plataforma de áudio para plugins, efeitos, etc. Criada pela Steinberg e  VSTi quer dizer  Virtual Studio Technology Instrument - Formato de instrumentos virtuais que rodam sobre a plataforma VST.

 Tendo em mente este conceito deveremos então entender oque é e como funciona a "plataforma". Simples, os programas Samplitude, Cubase, FruitLoops e outros do tipo podem ser sua plataforma. Estes programas são utilizados também para a produção de músicas em multicanal. Voce terá que ler nas especificações do seu programa preferido  e terá que falar em suporte a VSTi.
  Após o programa instalado e configurado você terá que encontrar o jeito certo de abrir o VSTi dentro dele. No caso do Samplitude, eu crio um novo projeto que pode ser com uma trilha somente, vou na opção effects e então VSTi; Escolho a pasta aonde está meu VSTi e mando abrir. Pronto, pode ser utilizado ao vivo.

 Existem alguns VSTi Stand Alone "autônomos"que funcionam direto, sem precisar de outro programa como plataforma, são os meus preferidos. Cito como dois exemplos muito importantes o POIZONE que é um Sintetizador de efeitos e o TRUE PIANOS que é um divino piano virtual.

 Não se esqueça que para utilizar estes instrumentos virtuais o seu Teclado Musical deverá estar conectado ao computador em MIDI e com os drivers corretos instalados. A não se que você queira tocar com o ponteiro do mouse.
  Tudo oque citei acima funciona em tempo real, o True Pianos necessita ainda de um driver ASIO.

 Se caso você tiver um teclado YAMAHA com USB e precisa de drivers "Clique aqui" para facilitar sua vida!

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "Como utilizar um VSTi"

Back To Top