Como funciona um sistema de retorno para palco.


Venho agora dar umas dicas para iniciantes no ramo da sonorização ao vivo, algumas pessoas me perguntam como é ligado o sistema de retorno para o palco. Para fazer este sistema teremos que ter  um multi cabo, ou seja, " o cabo que conduz o som do palco para a mesa de som e vice-versa".
O sistema é feito da seguinte maneira, você escolhe quais instrumentos quer ter no retorno;

Então liga outro pequeno multi cabo em "paralelo" com o que vai para a mesa de frente, a emenda em paralelo é feita dentro da "medusa". Para quem não sabe a medusa é a caixa metálica que contém todos os jacks de ligação dos instrumentos.


Fonte da Imagem photobucket.com

Então quando você tiver em mãos este multi cabo, é necessário ter um mesa de som compatível, quero dizer quanto mais auxiliares melhor, o som dos instrumentos entra normalmente nos canais da mesa, mas a saída poderá ser feita pelos auxiliares, também sub masters e masters. Depende da mesa é claro. Desta maneira você poderá regular o volume desejado de cada instrumento para cada músico. Um sistema de retorno torna se mais complexo a partir do momento que você quiser faze-lo individual para cada músico.

No caso de utilizar caixas de som, terá que utilizar um amplificador para cada 2 canais.  Isso porque cada Amplificador. tem 2 canais, L e R. No caso de utilizar fones, torna se mais fácil por ter que comprar somente um aparelho para fazer a amplificação, já falei sobre este em uma postagem anterior sobre fones para retorno. Embora terá que comprar um fone para cada músico.

 Este é um amplificador utilizado para fones de ouvido.

Para facilitar ainda mais, fiz um desenho de como é ligado todo o sistema, neste exemplo utilizei 4 caixas de som separadas. Na medusa serão ligados todos instrumentos, eu somente coloquei dois para dar como exemplo.

Segue um exemplo prático de como ficará a ligação dos cabos.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
9 Comentários em "Como funciona um sistema de retorno para palco."

Muito bom mesmo op artigo ajudou muito pois vou fazer isso a partir de agora mesa de palco

pelo que eu entendí no desenho eu não posso ligar os retornos alxiliares que fica no palco, no mesmo multicado com medusa dos microfones e instrumentos?

Bom dia Regim, isso mesmo! Os auxiliares somente servirão para dar volume nas caixas de retorno do palco, por isso não são ligadas junto à medusa! Forte abraço!

Olá, tenho uma duvida, tenho uma banda com 5 integrantes e todos vamos usar monitor wireless, para que cada monitor seja independente eu terei de colocar cada um em um auxiliar da mesa? Então terei que ter uma mesa com 5 canais. Teria outra forma de fazer isso?

Boa noite, se você tiver 5 auxiliares perfeito! Agora digamos que você tem um mixer com somente 4 auxiliares; Então você poderá também utilizar as saídas master LR sendo que terá que girar o botão "PAN" para L ou para R, para direcionar o áudio! Assim você terá 6 saídas individuais! Espero ter ajudado, forte abraço!

Ola. 1 saída auxiliar ligada em 1 imput do amplificador certo? Nessa ligação da pra usar 2 caixas de retorno? Uma Pra L e outra pra R ?

Isso mesmo Eder! Mas o som ficará mono.

meu multicabo esta desse mesmo jeito ai do desenho, mais dar demais ruidos, ja não sei o que fazer.

Back To Top