Alinhamento de PA com Ruído Rosa


  Nesta semana obtivemos sucesso ao utilizar este procedimento na hora do alinhamento do som de um PA. E tudo isso graças ao Pink Noise "Ruido Rosa" Tipo de ruído que envolve as faixas de frequencia mais comuns nos sons "naturais". Ou Ruído de 1/f é um sinal ou um processo onde o espectro de freqüências como a densidade espectral de potência é inversamente proporcional à freqüência do sinal. (fonte Wikipédia).

  O procedimento é bastante interessante e garante um som puro e cristalino ao final. Indicaremos como exemplo de um bom microfone contando com qualidade e custo benefício para tal função o ECM8000. A resposta de frequência é bastante plana de 15 Hz a 20 kHz e padrão polar omnidirecional que proporciona uma leitura clara e precisa das características de qualquer sala de som único, o mic trabalha com phantom de +15 V a +48 V. 

                                                                                                   Imagem do microfone ECM8000.

  Claro que precisaremos também um bom software para que possamos aferir o som corretamente, uma dica é o TrueRTA, Um analisador de espectros em tempo real que possui uma função de reprodução do ruído rosa constantemente. Assim conseguiremos fazer tudo apartir de um software somente.
 Aconselho que você instale este software em seu notebook para ter mobilidade e caso tenha que aferir o som do PA em algum ambiente diferente, seja em alguma, sala de festas ou mesmo ao ar livre. 

 A resposta de frequência poderá atrasar ou adiantar perante a alguns obstáculos como dentro de um salão de festas. Preste bastante atenção e entenda a fundo o funcionamento correto do RTA para conseguir chegar a um resultado satisfatório.

 Veja abaixo o espectro do ruído rosa:

 Tendo em mãos todos estes dados chegou então a hora de por a mão na massa. O trabalho a fazer é ligar o microfone na entrada de áudio do seu notebook, apontar para o PA fazer os devidos ajustes, iniciar o software TrueRTA, habilitar o som pink noise e ajustar o som do PA até o gráfico ficar semelhante a este ao lado.

Para entender a fundo o funcionamento do Rta  e cancelamentos acusticos leia mais (Clique Aqui).    
       
Depois de entender  realmente como funciona e aplicar estas dicas ponha uma música pra rodar e surpreenda-se.

 Espero que este tutorial tenha sido útil, bom trabalho.  

"Clique Aqui" para baixar o TrueRta.   Para começar a utilizar o programa é só configurar a sua placa de áudio, colocar o som desejado para rodar e clicar em "go" e parar em "stop".                                                                                     

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
10 Comentários em "Alinhamento de PA com Ruído Rosa"

Ola !
Simples assim ? Qualquer microfone ? Note com phantom ?
Tem alguma distancia para se colocar o microfone ?

Olá Walter, na verdade eu fiz um resumo rápido do procedimento. Simplesmente para ser fácil de compreender os pricípios básicos, na verdade eu usei um microfone comum da Bheringer, mas caso queira uma sintonia com perfeição o ECM8000 é o mic indicado. Se caso você usar este, "com phantom" ligue-o à mesa de som e envie um sinal para algum submaster que não esteja em uso, e então um cabo do submaster ao Notebook. E a distãncia do microfone é a mesma onde você instalar a mesa de som cerca de 20, 30 metros. Um abraço!

Eu quiz dizer envie "o sinal para algum submaster".

Olá ! Eu tenho um home estudio. a utilizaçao do ruido rosa pode ser utilizada para alinhar meus monitores, ja uqe nao tenho uma sala tratada?

Olá Guilherme, creio que sim, mas não tenho conhecimentos sobre qual procedimento utilizar no home estudio, pois vai variar de acordo com obstaculos, tamanho da sala etc. Talvez alguem mais experiente possa responder. Um abraço!

boa tarde a questão das frequências, amplitude a serem ajustadas quais são as corretas se puder me orientar ficaria agradecido

boa tarde com relação as frequências, amplitude e outros ajustes que aparecem nas laterais a serem ajustadas quais devem ser utilizadas, se puder me ajudar ficaria agradecido

não só pode quanto deve... vc tera um som alinhado, ou seja sem sobra ou falta de frequencia... o que vai ajudar e muito na hora de equalizar e mixar alguma produção ... não tenho muita experiencia mas venho lendo bastante sobre o assunto, quero começar a usar no meu pa tbm... segundo li em algum lugar, nao me lembro onde. o ideal é medir a distancia entre as colunas do pa e no centro afastar essa mesma distancia... no seu caso meça a largura entre o monitores e ao centro afaste essa distancia. aaaaa e tem que ser mic rta mesmo, outro microfone não capta alinhado, entao na captação ja vai vir faltando ou sobrando frequencia, nunca vai ficar certo... pode somente servir como quebra galho

boa noite! estou querendo comprar uma placa de audio me indique uma boa por favor

Bom dia Rafael, procure alguma da família M-Audio que você irá gostar, veja como exemplo a Interface M Audio M Track Plus 2x2 Canais Usb. Forte abraço e boas festas!

Back To Top